capa1.jpg

Concurso - CECQ Centro de Educação e Cultura da Quarteira

Centro da Educação e da Cultura da Quarteira

Concurso Público promovido pela Ordem dos Arquitectos

FOYER.jpg
QUIOSQUE_2.jpg
Eraser1.jpg
AUDITÓRIO_FINAL_2.jpg
BLACK BOX_FINAL_1.jpg

Centro da Educação e da Cultura de Quarteira

Concurso Público promovido pela Ordem dos Arquitectos

Cliente /Client - Município de Loulé 
Local Quarteira - Portugal 
Área Bruta - 8000 m² 
Fase Concurso

Ano 2019
Imagens 3D caveoffice

_______________

Júri do Concurso:

O júri foi composto pelo Presidente da Câmara Municipal de Loulé - Vitor Aleixo; Dra. Dália Paulo; Arquitecto Joaquim Farrajota; Engenheiro João Aidos; Dr. José Bastos; Arquitecto Carlos Pinto; e Rui Horta (indicados pelo Município de Loulé); Prof. Manuel Rocha (indicado pelo Ministérios da Educação) e pelo Arquitecto Gonçalo Byrne (indicado pela Ordem dos Arquitectos da Secção Regional Sul)

________________

Descrição do Projecto:

No âmbito do recente Programa Estratégico Loulé 2025, surge a intenção para “Criar o Complexo Cultural de Quarteira” que corresponde ao projeto em referência: CECQ – Centro de Educação e Cultura de Quarteira.

Traduz-se na articulação entre um Centro de Espetáculos integrado com uma Escola Pública de Dança com a extensão de uma Residência para o acolhimento de coproduções e desenvolvimento de projetos de residências criativas, Biblioteca Pública e expansão da Escola de Dança.

A proposta do projecto de Arquitectura, define-se por 3 módulos numa conexão pontual através coberturas que solidificam o conceito primordial de ligação e o prolongamento do parque urbano. Um percurso público ajardinado entre o complexo, a cidade e o parque que através da pré existência dos Pinheiros Mansos no terreno vem definir a implantação dos volumes.

Um total de 7 espaços fundamentais onde a cor marrom, do grés argiloso e o verde da flora octocone, naturais ou incentivadas pelo homem se destaca com o principal objectivo de unificar o novo elemento construído e os elementos naturais do terreno como uma dança entre a terra e a vegetação.